domingo, 22 de maio de 2011

Redução dos Feriados

Passos Coelho defendeu hoje que devem ser reduzidos os feriados. A bem da produtividade (ver aqui).

Mas ele sabe bem que aqui não se trata de produtividade. A verdade neste país, é que muitos de nós já trabalhamos à noite, aos feriados e aos fins de semana.

Talvez não sejamos todos, de facto. Alguns ainda valorizam a importância de estar com a família, educar os filhos, ou simplesmente descansar um pouco aqui e ali.

Desculpem, mas não faz sentido. Isto de alterarmos hábitos e tradições culturais nossas a favor da produtividade económica obtida em 3 ou 4 dias por ano. Não faz sentido querermos ser alemães ou franceses para sermos mais produtivos. A lógica da produtividade tem de parar nalgum ponto. Não pode atropelar a cultura.

Senão, após isto, pedem-nos que marquemos os nossos feriados numa data comum aos restantes estados europeus por forma a que todos "feriemos" ao mesmo tempo. Ou, pior ainda, que eles sejam bem espaçados ao longo do ano por forma a maximizar a utilidade dessas paragens (i.e., para poder produzir mais a seguir).

Quando assim for, a nossa vida não terá mais sal. Nem tempero. Nem gosto. Apenas ingredientes matematicamente misturados de forma optimizarem a nossa nutrição.

2 comentários:

  1. E não mais farão sentido os feriados...

    Embora gostemos deles para descansar e gozar, a verdade é q o seu sentido é de comemoração por um evento qq específico...

    Comemorá-los noutra data ou num sentido Europeu como sugere aqui, não faz qq sentido... Para isso, tirem os feriados e dêem-nos mais dias de férias, mas n lhes chamem feriados, nem nos recordem do seu sentido cultural, se o objectivo é tornar as gentes esquecidas e simples máquinas!

    ResponderEliminar