quarta-feira, 22 de junho de 2011

Uma vergonha nacional

Mais de 700 mil desempregados
Mais de 4 milhões de abstencionistas nas últimas eleições
Quantos precários? 1 milhão?

Uma desconfiança mais do que generalizada nos agentes políticos
Um acordo com a troika FMI/BCE/UE assustador mas que praticamente nenhum eleitor leu

Um plano de austeridade que apoia os bancos e faz a população pagar os custos e os juros
Um plano de austeridade que coloca nas mãos dos privados aquilo que sempre foram bem públicos

Violações atrás de violações do sistema democrático a bem de interesses financeiros que ninguém sabe ao certo quais são

É esta uma democracia centrada nos cidadãos e blindada aos interesses económico-financeiros? É esta uma democracia verdadeira? Ou uma farsa instituida como democracia?

E no entanto,

Ontem, apenas cerca 10 cidadãos, protestando na tomada de posse do XIX Governo (visiveis aqui infelizmente atrás dos Homens da Luta...)

E no entanto,

Ontem, apenas 4 cidadãos, protestando em frente ao Ministério da Finanças durante a reunião com a Troika (ver aqui e aqui)

e dos últimos, 2 eram espanhóis, um país que nem metade da crise financeira de Portugal tem...

Parabéns Portugal. Tens os líderes que mereces. Terás a crise que mereces. És nevoeiro e nem acendes a porra dos faróis.


ps. Em vésperas da II Grande Guerra uma das atitudes que conduziu ao desastre subsequente foi uma parte da população ter-se mantido calada, a trabalhar, a trabalhar, a fazer pela vida, a lutar pela vida, e sobretudo, a procurar não dar nas vistas, na esperança de obter as graças do sistema, na esperança de que tudo passasse, na esperança de que mantendo a cabeça bem baixa conseguisse escapar à "crise". Muitas dessas pessoas acabaram exterminadas nos campos de concentração. E as que não foram, tiveram familiares que foram. Tranquilizem-se. Felizmente, a situação hoje não é tão grave. Trata-se apenas de desemprego, pobreza generalizada, perca de direitos e qualidade de vida, escravidão total e completa aos mercados financeiros, e alguma falta de democracia. Enfim...pormenores!

Sem comentários:

Enviar um comentário